Descubra os benefícios das melhores frutas, legumes e verduras do inverno

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O inverno está aí. As temperaturas mais baixas dão vontade da gente ficar encolhidinho debaixo das cobertas o maior tempo possível. Mas é preciso manter o hábito de se exercitar, nem que seja uma caminhada no horário mais quente do dia. E outro hábito saudável do verão, o de comer muitas frutas frescas, também fica mais de lado no inverno.

Porém, o corpo precisa de nutrientes o ano inteiro e, especialmente durante o inverno, é ótimo que a gente selecione as frutas e verduras propícias da estação. Mas afinal, por que precisamos comer as frutas da estação? Que diferença isso faz?

“Sempre explico para meus pacientes que é importante seguir a safra dos alimentos, pois você consome alimentos com maior teor de vitaminas e minerais e a concentração de agrotóxicos é menor, além de economizar, pois estes alimentos são mais abundantes e o preço baixa”, explica a nutricionista Fernanda Padoin Chiesorin.

Lista de frutas, legumes e verduras do inverno

Para ajudar você a manter a saúde em dia consumindo os alimentos certos no tempo certo, trazemos aqui uma lista das frutas, legumes e verduras da safra de inverno. Estas frutas têm até uma aparência melhor em sua época propícia, pois crescem mais naturalmente e com menos agrotóxicos.

Frutas do Inverno

– Tangerina

Humm, quem não gosta do cheirinho de tangerina no ar? Fonte de vitamina C auxiliando na prevenção de gripes ou resfriados, doenças comuns do inverno.Além de possuir fibras, favorecendo o funcionamento intestinal.

– Abacate

O abacate é especial para consumir no inverno, possui em sua composição uma quantidade excelente de gordura saudável, protegendo contra radicais livres, ação antioxidante, além de favorecer o funcionamento intestinal e auxilia na saciedade. Fonte de beta-sitosterol, substância que auxilia controlar o cortisol, hormônio do estresse!

– Figo

O figo é uma fruta calórica e ajuda na resistência do organismo, contribuindo para nosso melhor rendimento físico, funcionando como um energético natural.

 – Caqui

Rico em fibras, vitamina E e C, ajudando na imunidade. Possui um antioxidante, o betacaroteno, melhorando saúde da pele e ajudando no combate ao envelhecimento precoce.

– Pera

Se você está precisando regular a sua digestão, a pera é uma boa pedida! Ela regula o intestino, alivia dores de estômago e colabora para o funcionamento adequado o intestino.

Legumes do Inverno

O inverno é a melhor estação para tomar aquela sopa quentinha. Nada melhor, então, do que fazer uma sopinha com legumes e verduras da estação. Veja abaixo a lista de legumes e verduras da safra de inverno.

– Cenoura

A cenoura é ótima para a pele, combate o envelhecimento e a degradação de colágeno, evitando o ressecamento da pele tão comum no inverno.

– Abóbora

A abóbora é uma boa amiga do coração graças ao seu alto teor de fibra, vitamina C e potássio. E ainda fortalece o sistema imunológico.

– Batata-doce

Batata-doce é ótima para melhorar nossa disposição durante o dia. Reforça a imunidade nesta época do ano.

– Cará

O cará pode ser um substituto da batata inglesa, possui menor índice glicêmico , sendo interessante para pessoas diabéticas. Rico em fibras, auxilia o funcionamento intestinal. Fonte de cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Importante papel no sistema imunológico.

– Cogumelo

O cogumelo comestível, possuem pelo menos 6 tipos diferente, além de ser uma ótima iguaria em receitas variadas e dar um toque de elegância ao prato, estimula a imunidade . Pode ser utilizado como proteína vegetal, podendo ser consumidos por vegetarianos ou veganos.

– Ervilha

Pertence ao grupo das leguminosas, rica em fibras. Fonte de proteína vegetal, ferro, auxiliando na prevenção de anemia. Possui várias formas de preparo: cozida, vapor, refogada, caldos. Escolha o seu preferido!

– Inhame

Tubérculo de baixo índice glicêmico, rico em fibras e vitamina C, auxiliando na imunidade. Pode ser um auxiliar na TPM, por conter complexo B, um precursor da serotonina. Fácil de ser consumido devido ao seu sabor neutro, podendo ser usado em várias preparações tanto salgadas como sucos ou sobremesas, até leite pode ser preparado com ele!

– Mandioca

Também conhecido como “aipim” ou “macaxeira”, em algumas regiões brasileiras. Uma ótima fonte de energia, rica em fibras. Podendo ser um ótimo substituto no dia a dia de carboidratos mais calóricos como arroz, macarrão e farinhas refinadas.

– Mandioquinha

A mandioquinha, também conhecida como batata-salsa ou batata-baroa, é uma ótima opção para sopas e pratos tipicamente feitos com batata já que tem maior quantidade de minerais do que a batata-doce e a batata-inglesa.

– Milho-verde

De fácil preparo, rico em fibras , colaborando para o emagrecimento e controle do açúcar no sangue , além de propiciar saciedade. Ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

– Pupunha

A pupunha o mais nobre dos palmitos, de sabor suave e textura macia, melhora o trânsito intestinal. Fonte de potássio e fibras. Versátil, podendo ser um substituto de massas em muitas preparações, auxiliando no emagrecimento. Evite conservas caseiras, que são o principal caso de contaminação por toxina botulínica.

– Pepino 

O pepino é um conhecido parceiro para emagrecimento por dar sensação de saciedade. Melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo. Fonte de potássio e magnésio, auxiliando na saúde muscular. Por conter bastante água, auxilia na hidratação.

– Rabanete

O rabanete é um diurético natural, bom para o tratamento de doenças urinárias. Possui antocianinas em sua composição, estão associados a redução do risco de doenças cardiovasculares. Por conter vitamina C  auxilia na imunidade.

Verduras do inverno

– Agrião

O agrião com seu sabor peculiar, levemente picante, podendo ser consumido desde salada à refogados e sopas. Fortalece o sistema imunológico. Além disso, é um ótimo aliado para prevenir anemia e fortalecer os ossos. Possui vitamina K, C A, ferro, cálcio e fósforo.

– Alho-poró

O alho-poró, é da família da cebola, além de ser delicioso em diversas receitas. Possui um antioxidante, alicina (componente presente no alho), que auxilia no combate a gripe e resfriados. Além disso, tem ação antibacteriana, antiviral e antifúngica.

– Chicória

A chicória, ótima para saladas, é ótima para aliviar os sintomas do estresse e da ansiedade, melhora a digestão, combate a prisão de ventre e fortalece o sistema imunológico, evitando doenças de inverno. Fonte de magnésio, vitamina A, C, B6, ferro, cálcio e potássio. Rica em fibra prebiótica (inulina), auxiliando saúde intestinal.

– Coentro

O coentro é um conhecido tempero dos pratos nordestinos. Ele tem ótimo efeito detox, otimiza funcionamento do fígado, auxilia em caso de má digestão, vômito, diarreia e evita gases e náuseas. Uma dica é saborizar a água com algumas folhas e ir consumindo ao longo do dia.

– Couve

Nos últimos tempos a couve tem sido bastante utilizada nos sucos detox . Além de ajudar na desintoxicação do corpo, possui glicosinolatos. Além de ação anti-inflamatória. Não consuma folhas amarelas pois há formação de substâncias tóxicas para o organismo. Rica em cálcio, ferro, vitamina A e C. Excelente para saúde óssea.

– Erva-doce

A erva-doce é uma verdura versátil, sendo usada tanto como tempero quanto chá. Ela é ótima para o sistema digestivo, reduzindo gases, diminuindo cólicas, agindo contra problemas estomacais e diminuindo o inchaço.

– Espinafre

Conhecida verdura do Popeye, o espinafre tem diversos benefícios. Rico em ferro, vitamina A, Vitamina K, magnésio, cálcio e fibras. Ótimo relaxante muscular, sendo benéfico em casos de cãibras. Auxilia no sistema imunológico.

– Mostarda

A mostarda protege o fígado. Fonte de vitamina K, folato, manganês, ferro, fósforo e vitamina C. Pode ser utilizada em forma de  molhos, preparados com suas sementes, procure os mais densos com mais concentração das sementes.

– Salsão

Também conhecido como aipo, o salsão combate infecções bacterianas, Possui propriedade diurética, combatendo o inchaço e retenção de líquidos, fortalece a imunidade.

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