Fonoaudiologia

fonoaudiologia

Sobre Nossa Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência que atua na área da saúde com foco nas funções das estruturas bucais, nasais e dos ouvidos. Esta ciência cuida, então, tanto dos aspectos da comunicação humana, quanto das funções motoras dessas estruturas quando atuantes no sistema digestivo.

Portanto, o fonoaudiólogo é o profissional que trata do desenvolvimento e das alterações da fala, linguagem oral e escrita, da audição, fluência, voz e motricidade orofacial e das funções estomatognáticas (das estruturas bucais) como a sucção, mastigação e a deglutição.

Uma das especialidades fonoaudiológicas trata dos distúrbios da deglutição, ou seja, da disfagia. Não se trata de uma doença, mas de um sintoma que pode ser causado por doenças como Parkinson, Alzheimer, pós AVE, paralisia cerebral, tumores, entre outras causas, assim como o próprio envelhecimento.

O fonoaudiólogo é o profissional responsável pela avaliação, prevenção e reabilitação das desordens fonoarticulatórias e distúrbios na deglutição. Cabe ao profissional, também, orientar o paciente sobre a fala, voz e mastigação.

Salienta-se que, como dito anteriormente, a Fonoaudiologia atua no auxílio à comunicação escrita, pois cuida também da parte de emissão da comunicação. A consciência fonológica é a capacidade de identificar e raciocinar sobre a estrutura fonética das palavras, sendo importantíssima no processo de aprendizado da leitura e da escrita.

Quando devo procurar um Fonoaudiólogo

Deve-se procurar o fonoaudiólogo em vários casos distintos e não só na infância ou na velhice, como algumas pessoas acreditam. As crianças são encaminhadas ao fonoaudiólogo, normalmente, quando apresentam dificuldades na fala, língua presa etc. Já os idosos, normalmente passam por terapias com esses profissionais após alguma doença diminuir suas capacidades.

Porém, adultos devem prestar atenção a alguns sintomas e procurar a ajuda da Fonoaudiologia quando, por exemplo, sentem necessidade de esforço exagerado para falar, ficam com a voz rouca facilmente e constantemente, ou ainda quando precisam descansar por muito tempo antes de se sentirem confortáveis para falar novamente. A ajuda do especialista pode prevenir, inclusive, lesões irreversíveis na laringe.

Também são comuns, em adultos, a gagueira e os problemas com a motricidade oral, devido ao uso de aparelhos ortodônticos. Nesse último caso, é de suma importância o trabalho conjunto do ortodontista com o fonoaudiólogo.

Maiores Informações

Cuida de tudo o que é relacionado à comunicação humana, inclusive na linguagem escrita. Tem foco na motricidade das estruturas bucais e suas funções que, além de comunicativas, envolvem o aspecto do sistema digestivo. Portanto, trata das funções de sucção, mastigação e deglutição.

Nossos Pediatras

Pediatra

Lorem ipsum dolor sit amet, sed dicunt oporteat cuum Tuo iomnis persequeris neglegentur.

Pediatra

Lorem ipsum dolor sit amet, sed dicunt oporteat cuum Tuo iomnis persequeris neglegentur.

Ortopedista

Lorem ipsum dolor sit amet, sed dicunt oporteat cuum Tuo iomnis persequeris neglegentur.

Se você recebeu um diagnóstico e precisa de cuidados urgentes, entre em contato conosco.

Nossa equipe vai priorizar o seu atendimento

Ligue Agora