Geriatria

mãos de idosos na geriatria

Sobre Nossa Geriatria

A especialidade Geriatria é a parte da medicina que se dedica ao estudo das doenças mais prevalentes nos idosos, para promover um envelhecimento saudável através da prevenção ou do tratamento do idoso, pois o processo natural do envelhecimento impacta diretamente a saúde do corpo humano e exige cuidados especiais.

É preciso lembrar que o atendimento domiciliar, em alguns casos, se faz necessário e é importante para levar, tanto ao paciente, quanto aos familiares e cuidadores, as orientações necessárias para um acompanhamento adequado.

As doenças mais comuns para a Geriatria são diabetes, osteoporose e hipertensão. Também há grande incidência de tonturas, demências e incontinência urinária. O médico geriatra também é responsável por oferecer cuidados paliativos, que são os cuidados necessários para melhorar a qualidade de vida do paciente incurável, já em última fase de vida, visando oferecer dignidade e diminuição do sofrimento nos últimos momentos.

Para proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos, o geriatra conta com a atuação de equipe multidisciplinar, pois todos os sistemas do corpo tendem a apresentar falhas nessa fase da vida.

O tratamento do idoso exige uma abordagem abrangente e com conhecimento tanto das doenças que o acometem, quanto do paciente, suas preferências, seus familiares, cuidadores e o ambiente em que vive. Neste contexto a visita domiciliar torna a consulta ainda mais rica de informações e humanizada.

O tratamento inclui, além da prescrição médica de medicamentos que, porventura, sejam necessários, também a orientação quanto aos cuidados prestados e adaptação da casa visando a segurança do paciente e prevenção de quedas, por exemplo.

O profissional de Geriatria precisa saber lidar com a complexidade do indivíduo acometido por várias doenças ao mesmo tempo, bem como entender muito bem de psicologia e psiquiatria, conhecimentos fundamentais nessa área de atuação. Também é preciso saber lidar com as mais diferentes dinâmicas familiares que cercam os pacientes.

Muitos médicos recomendam ir ao geriatra já a partir dos 40 anos, a fim de iniciar um processo de prevenção eficaz das doenças mais comuns aos idosos. Em geral, a idade dos pacientes que consultam a especialidade é acima de 60 anos.

Maiores Informações

Promove um envelhecimento saudável, prevenindo doenças a partir dos 40 anos de idade. Trata as patologias mais comuns aos idosos e orienta familiares e cuidadores sobre o que é melhor para o paciente. Oferece também cuidados paliativos ao paciente incurável.

Nossos Pediatras

Pediatra

Lorem ipsum dolor sit amet, sed dicunt oporteat cuum Tuo iomnis persequeris neglegentur.

Pediatra

Lorem ipsum dolor sit amet, sed dicunt oporteat cuum Tuo iomnis persequeris neglegentur.

Ortopedista

Lorem ipsum dolor sit amet, sed dicunt oporteat cuum Tuo iomnis persequeris neglegentur.

Se você recebeu um diagnóstico e precisa de cuidados urgentes, entre em contato conosco.

Nossa equipe vai priorizar o seu atendimento

Ligue Agora