Reumatologia

reumatologia

Sobre Nossa Reumatologia

A Reumatologia é a especialidade médica que cuida de todas as patologias que envolvem o aparelho locomotor, que inclui os ossos, tendões, músculos e ligamentos dos braços e pernas, mãos e pés, articulações e, também, a coluna vertebral.

Esta especialidade é responsável por investigar e dar o diagnóstico sobre as afecções nesse sistema, além de tratar com medicamentos, encaminhar para tratamentos complementares e fazer a prevenção.

O médico reumatologista também é responsável pela investigação e o tratamento das doenças autoimunes, que surgem quando o sistema imunológico se volta contra o próprio corpo, como é o caso da artrite reumatoide, do lúpus e outras patologias. Também podemos ressaltar as miopatias autoimunes, que é quando ocorre uma gradativa perda de força muscular.

Quando procurar um Reumatologista?

Deve-se procurar a Reumatologia em casos de dores crônicas musculares e nas articulações, ombros, joelhos, tornozelos etc. As inflamações como a bursite e as tendinites são casos, também, muito comuns para a procura dessa especialidade.

É muito importante a atenção com os tratamentos preventivos ligados à Reumatologia, principalmente com a saúde óssea. Homens e mulheres acima de 50 anos com fator de risco, como incidência de casos familiares, devem procurar o médico reumatologista.

São comumente encaminhados a essa área, quadros clínicos com necessidade investigativa, onde pode haver um único sintoma aparente, em um primeiro momento, mas que se junta a outros com o passar do tempo e, assim, o reumatologista poderá chegar ao diagnóstico correto de alguma síndrome.

Merece atenção o tratamento da Fibromialgia, que é muito comum e afeta os ossos e músculos, causando dores crônicas, principalmente nas mulheres.

A Reumatologia deve acompanhar mulheres a partir de 65 anos de idade e homens com mais de 70 anos, a fim de oferecer cuidados preventivos com a saúde óssea desses pacientes. É nessa faixa de idade que ocorrem mais casos graves de fraturas, além de outras patologias, e a prevenção e acompanhamento junto ao médico reumatologista podem auxiliar e evitar esses problemas.

Maiores Informações

O tratamento adequado pode realmente fazer a diferença, existem muitas terapias que podem fazer uma grande diferença para os pacientes, aliviando a dor, diminuindo a inflamação e retardando ou interrompendo os danos às articulações.

É por isso que buscar ajuda rapidamente, dentro da “janela de oportunidade”, é tão importante. Medicamentos, fisioterapia e cirurgia desempenham um papel importante no tratamento de doenças reumáticas. Muitas dessas terapias podem permitir que pacientes de todas as idades sejam mais ativos e vivam com menos dor.

Se você acredita que está sofrendo de uma doença que afeta suas articulações, ossos, ligamentos, músculos ou tendões, um bom lugar para começar procurando ajuda de um médico reumatologista.

Nossos Especialistas

Dra. Kathleen Daniotti

Reumatologia

N/A

Se você recebeu um diagnóstico e precisa de cuidados urgentes, entre em contato conosco.

Nossa equipe vai priorizar o seu atendimento

Ligue Agora