O que é reumatismo e qual seu tratamento?

o-que-e-reumatismo-e-qual-seu-tratamento

A reumatologia é a área da ciência médica responsável pelas doenças do tecido conjuntivo, dos quais fazem parte as articulações, tendões, ligamentos, ossos e músculos. O diagnóstico precoce e tratamento adequado ajudam a melhora na qualidade de vida para pacientes acometidos por doenças reumáticas como fibromialgia, artrose, bursite, lombalgia, gota, artrite reumatoide, lúpus, osteoartrite (bico de papagaio) e tendinite, que provocam dores e restrições de movimento.

O que é Reumatismo

É preciso estar atento ao termo “reumatismo”. Ele não representa uma doença específica, mas refere-se às mais de 200 doenças músculo-esqueléticas. Diferente do que popularmente se acredita, estas doenças não acometem apenas pessoas na terceira idade, mas também jovens e crianças.

Médico Reumatologista

O médico reumatologista deve ser consultado quando há sintomas como dores nas articulações ao longo do corpo e nas costas. Através de exames clínicos e também do exame físico e queixas de cada paciência, será realizado o diagnóstico e passado o tratamento para a doença específica que venha a acometer o paciente.

Tratamento

O tratamento é individualizado, de acordo com cada caso. Ele poderá ser medicamentoso, com inclusão de atividades físicas, fisioterapia e outros. Para tal, é de suma importância que você procure um médico assim que tiver sintomas como dores nas articulações, nas costas e dores musculares. 

Além disso, medidas pessoais também podem ser tomadas para a melhora da qualidade de vida. São elas:

  • Inclusão de prática de atividades físicas de acordo com a prescrição médica para cada caso;
  • Controle do peso corporal
  • Alimentação saudável com ação antioxidante e anti-inflamatória

Alimentação

Como listado anteriormente, a alimentação é um ponto muito importante para o tratamento e a melhora da qualidade de vida no caso de doenças reumáticas. Geralmente é receitada uma alimentação simples, que baseie-se em alimentos naturais como frutas, vegetais, tubérculos e ervas. Também é indicado consumir cereais integrais (não refinados) e evitar alimentos industrializados, ultraprocessados, enlatados, embutidos e aqueles que têm adição de corante, adoçantes e conservantes.

Ação antioxidante e anti-inflamatória

Não são só os remédios que ajudam no combate à inflação e na ação anti-oxidante. Alimentos que ajudam na melhora da qualidade de vida:

  • Azeite de oliva extravirgem (acidez abaixo de 0,5%);
  • Romã, abacate e frutas vermelhas;
  • Peixes como salmão, atum e sardinha (ricos em ômega 3);
  • Cereais integrais;
  • Hortaliças e frutas (ricas em fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais);
  • Sementes ricas em gorduras de boa qualidade (castanhas, nozes, linhaça, sementes de chia e de girassol);
  • Gengibre, pimenta vermelha, açafrão, colorau e ervas em geral.

Alimentos que deve-se reduzir ou evitar:

  • Carnes gordurosas;
  • Leite gorduroso e derivados;
  • Carboidratos refinados (bolos, doces e refrigerantes e bebida alcoólica);

Óleos vegetais (óleo de soja, de girassol, de milho).

Para adaptação da dieta em caso de doença reumática, é importante contar com o auxílio também de um Nutricionista, que irá adaptar a dieta para cada caso.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *