Quais alimentos são proibidos e liberados para cirurgia plástica?

quais-alimentos-sao-proibidos-e-liberados-para-cirurgia-plastica

Para melhorar a aparência e também a autoestima, é muito comum recorrer à cirurgia plástica. E até o dia da operação, há muito que se preparar. Uma boa alimentação é saudável para qualquer etapa da vida, porém antes e depois de uma cirurgia plástica esse hábito é ainda mais necessário. 

Com a nutrição correta antes do procedimento operatório, é possível fortalecer o organismo para passar por esse trauma, com possibilidades de recuperação muito melhores e também diminuição do risco de complicações. 

Ansiedade pré-operatória

 

A ansiedade pelo dia da cirurgia pode modificar seu apetite, fazendo você comer mais e desregulando o metabolismo em um momento que ele precisaria estar o mais equilibrado possível. Primeiro de tudo, é ótimo procurar um apoio psicológico neste momento, não tenha medo ou vergonha de encontrar um profissional para ajudar você nesta fase.

Em segundo lugar, é super importante ter um plano alimentar para ser seguido antes da cirurgia. Um nutricionista pode criar para você este plano, que deve começar no pré-operatório e seguir até o término de sua recuperação, alimentando-se sempre com qualidade.

Alimentos para evitar antes da cirurgia plástica

 

– Industrializados e gorduras

Você deve reduzir o consumo de produtos industrializados, enlatados e embutidos, assim como aqueles ricos em gordura saturada. Estes alimentos aumentam a inflamação no organismo, prejudicam a imunidade e interferem no processo de cicatrização após a cirurgia plástica. 

– Açúcar e sal

Tudo que dissemos antes também vale para o açúcar refinado. Neste momento, se você não conseguir cortar o açúcar, pelo menos tente trocar pelo açúcar mascavo ou demerara, que são menos prejudiciais.

Além do açúcar, é preciso também diminuir o sal e produtos com muito sódio, como os industrializados que já comentamos. O sódio retém líquido, aumentando o inchaço no pós-operatório.

Alimentos liberados antes e depois da cirurgia plástica

 

Gorduras saudáveis

As chamadas “gorduras saudáveis” são permitidas tanto no pré quanto no pós-operatório da cirurgia plástica. São todos os alimentos que contenham ômega 3, ácidos graxos e também os óleos vegetais. Eles ajudarão a evitar reações inflamatórias e também auxiliar na melhor cicatrização. 

– Legumes e vegetais 

Estes são alimentos super saudáveis que devem fazer parte da nossa alimentação durante toda a vida. Portanto, são muito bem vindos no processo de cirurgia plástica. Busque comer mais vegetais verde-escuro, como brócolis e espinafre, além do tomate e pimentão. 

Eles têm fibras que ajudam a diminuir constipação intestinal, melhoram a circulação do sangue, aumentam a imunidade, ajudam na produção de colágeno, além de cooperar também na cicatrização.

– Pão integral

Assim como os legumes, frutas e vegetais, o pão integral também deve ser adotado neste momento. Eles aumentam a sensação de saciedade para esse momento que você precisa maneirar na alimentação e também ajudam no bom funcionamento intestinal. 

– Leite

O leite é importante para ajudar a equilibrar a flora intestinal, assim como eliminar toxinas e líquidos. Você pode também inserir o iogurte nesta dieta. 

– Peixes e carnes magras

Mantendo a regra de evitar alimentos gordurosos, deixe pra outro momento carnes de churrasco como a picanha, costela e também o bacon, entre outros. Prefira carnes magras como o filé mignon, patinho, alcatra e coxão mole. O peixe e o frango também são ótimas opções. Só evite fritá-los, prefira cozido ou grelhado. 

Todas essas proteínas ajudam na cicatrização e recuperação dos tecidos graças à produção de colágeno. Porém, mantenha sempre um prato colorido, moderando nas carnes.

– Frutas 

Assim como legumes e verduras, as frutas são importantíssimas para o bom funcionamento do nosso organismo. Nesse momento, procure consumir frutas cítricas, que possuem abundância em Vitamina C, que ajuda na cicatrização e é um poderoso antioxidante. Laranja, abacaxi, limão, acerola e morango são ótimas opções.

– Líquidos

Por último, mas não menos importante, você precisa manter-se sempre hidratado. Tome bastante água, sucos de fruta e também água de coco, assim você ajuda o seu organismo a diminuir o inchaço. 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jéssica
Conversar via WhatsApp